EDIFÍCIO SÃO VICENTE
O Projecto pretende reabilitar o edifício existente e proceder a uma alteração e ampliação da cobertura, de forma a conseguir novamente a harmonia volumétrica nesta esquina do quarteirão, valorizando uma nova coerência urbanística entre a Rua da Voz do Operário, a Rua de São Vicente e o Largo de São Vicente. O edifício será de uso habitacional, totalizando 9 fracções habitacionais, 1 fracção de serviços/comércio no rés-do-chão e 4 garagens individuais para estacionamento.
A proposta procura adaptar a situação existente a um modelo de habitação actual, valorizando simultaneamente as características particulares existentes, de forma a preservar a sua identidade. O compromisso entre as fortes condicionantes existentes e a mudança de uso para uma adaptação às espacialidades habitacionais contemporâneas resultaram num projecto em que cada fracção tem a sua própria singularidade. Assim, temos habitações que disfrutam de diferentes áreas exteriores (seja um jardim, um pátio ou um terraço), outras com vista de rio e outras cujo tema é o cenário imponente da Igreja de São Vicente; umas debruçam-se sobre a Rua de São Vicente e outras recolhem-se na intimidade do pátio interior. Fracções com espacialidades mais abertas e contemporâneas e outras reminiscentes da arquitectura palaciana original com os seus tectos trabalhados e percursos interiores sequenciais.
LOCALIZAÇÃO: Rua de São Vicente, Lisboa PortugalCLIENTE: ECORUF - Reabilitação Urbana, Arquitectura e Projectos ImobiliáriosÁREA: 1810 m2PROJECTO: 2014- ... (em curso)ARQUITECTURA: Pedro Mariguesa ArquitectosCOLABORAÇÃO: Pedro Nunes, Maria Teresa Almeida, Hugo Formiga, Catarina Matos