CASA PATÃ
O programa consiste na construção de uma casa de tipologia T3 designadamente com: três quartos, sendo um para o casal e um para cada um dos dois filhos; uma sala ampla; uma cozinha com zona de refeições; uma pequena zona de escritório; uma zona de arrecadação para arrumos e lavandaria e ainda uma zona para estacionamento de 2 carros e uma piscina.
A implantação da nova edificação é assim deslocada mais para o interior do terreno, dando cumprimento ao afastamento exigível.
Esta deslocação e sua implantação a uma cota mais baixa no terreno (a cota de soleira situa-se a 1.5m abaixo da cota do nível da estrada), pretende: Estabelecer uma relação mais directa com o terreno nas zonas mais publicas da casa isolando as zonas privadas correspondentes aos quartos, no segundo piso; Resguardar-se às construções dispersas situadas a sul, num plano mais elevado, do terreno vizinho; Redução do impacto acústico e visual provocados pelo tráfego automóvel na estrada contigua ao terreno; Minimizar o impacto visual da casa no terreno e sua envolvente;
A nova edificação, composta por uma estrutura em betão e alvenaria de tijolo térmico tipo “termo-arcila” com reforço de isolamento rebocado e pintado a branco, obedece a uma reinterpretação da volumetria e tipologia tradicional, mediante a utilização de volumes simples e dos espaços exteriores e respeitando, na abertura de vãos, a métrica recorrente. É constituída por um dois pisos e, de cércea máxima de 5.40m. O conjunto formado pelos volumes permite, minimizar o impacto da volumetria de 2 pisos, integrando-se melhor na paisagem envolvente. A cobertura deverá ser feita em ladrilho e posteriormente recoberta por uma camada vegetal constituída por plantas rasteiras locais. No seu exterior assim como no interior prevê-se a aplicação exaustiva de ladrilho tradicional, nomeadamente em pavimentos, terraços e capeamentos. No exterior afim de minimizar a manutenção mas também a impermeabilização do solo, prevê-se o uso da terra compactada e estabilizada.
LOCALIZAÇÃO: Patã de Baixo, Albufeira, PortugalCLIENTE: PrivadoÁREA: 280 m2PROJECTO: 2007ARQUITECTURA: Pedro Mariguesa ArquitectosCOLABORAÇÃO: Hugo Formiga