EDIFÍCIO VITOR CORDON 31

A nível urbano, o edifício insere-se num quarteirão composto por 3 edifícios localizado na Rua Vítor Cordon, rua histórica da cidade de Lisboa, estabelecendo um eixo de ligação entre a Baixa, o Chiado e o Cais do Sodré.
O edifício, de construção pombalina com estrutura mista de alvenaria e madeira, é composto por 8 pisos e apresentava um nível de deterioração avançado.
O Projecto procurou manter as características do edifício, e ampliando-o de forma a conseguir novamente a harmonia volumétrica do quarteirão, valorizando uma nova coerência urbanística da rua Vitor Cordon. Em termos volumétricos, alterou-se a configuração da cobertura para mansarda para melhor aproveitamento das áreas e introduziu-se duas trapeiras duplas “em negativo” para criar varandas de forma a tirar proveito das vistas sobre o rio.
O novo edifício proposto desenvolve-se em 8 pisos destinados a 10 fracções de 5 tipologias distintas (dois T1, três T2, três T3 e dois T4) e 4 garagens com capacidade para 14 viaturas recorrendo a sistemas elevatórios (com veículos sobrepostos).
Procurou-se respeitar a linguagem pombalina existente, nomeadamente com a manutenção e preservação dos elementos mais marcantes (núcleo de escadas, vãos, desenho das caixilharias) mas adicionando uma linguagem contemporânea aos apartamentos, adaptando-os às novas exigências habitacionais e normas de conforto.

LOCALIZAÇÃO: Rua Vitor Cordon 29-33 e Rua do Ferragial 6-10, LisboaPROMOTOR: Stone CapitalÁREA: 2350 m2PROJECTO: 2013-14OBRA: 2015-...(em curso)ARQUITECTURA: Pedro Mariguesa ArquitectosCOLABORAÇÃO: Hugo Formiga, Maria Teresa Almeida, Pedro Nunes, Ricardo Moura da SilvaESTABILIDADE: Eng. Vasco FariasESPECIALIDADES: About Buildings - Eng. Bruno Anastácio e Globest - Eng. Lenine MoreiraEMPREITEIRO: CARI construtoresDOMÓTICA: Life EmotionsIMAGENS 3D: Onstudio