CASA ROQUE

O programa consiste na renovação da casa existente e ampliação da mesma com implementação de mais um piso de habitação sobre parte da existente. Na criação de duas zonas distintas de forma a recuperar a morfologia existente com as suas paredes mestras de alvenaria de granito sendo que uma zona pretende albergar a casa principal T3 com três quartos, duas salas, uma cozinha com zona de arrumos e duas casas de banho, o todo distribuído por dois pisos e, outra zona com um espaço amplo de pé direito duplo para arrumos e eventual zona de escritório munido de uma casa de banho.
O projecto de arquitectura prevê a recuperação da estrutura de base existente em granito, mediante reforço da mesma com uma laje que cinta o todo e, construção de um segundo piso em estrutura de madeira assente sobre a laje. Na zona a sudoeste pretende-se a manutenção integral da volumetria, embora corrigindo, mediante remoção, sistemas construtivos dissonantes.
A opção de construir o segundo piso totalmente em madeira advém do facto de não se pretender subcarregar a estrutura em alvenaria de pedra existente mas também de assumir a intervenção reinterpretando as tipologias típicas da região e ainda de forma a manter intacta a memória existente do local facultando a leitura do antigo conjunto em pedra.
Pretende-se igualmente eliminar todos os elementos dissonantes existentes tais como rebocos existentes sobre pedras graníticas, blocos de betão aparentes, caixilharias de alumínio ou ferro, telha Marselha, zonas exteriores recobertas em betão tosco, etc.
Assim, pretende-se a re introdução da caixilharia em madeira em todos os vãos assim como a recuperação de todas as cantarias existentes em bloco de pedra de granito e introdução das novas cantarias no piso térreo igualmente em granito e utilizando pedras da empena desmontada. Na cobertura pretende-se a aplicação exaustiva da telha de canudo sendo que a inclinação das águas de todos os volumes é a mesma do já existente e que advêm da continuidade do conjunto do casario mais amplo existente.

LOCALIZAÇÃO: Rua do Cimo, Roque - PinhelCLIENTE: PrivadoÁREA DE CONSTRUÇÃO: 310 m2PROJECTO: 2007ARQUITECTURA: Pedro Mariguesa ArquitectosCOLABORAÇÃO: Ana Morgado + Eugénia Pereira + Hugo Formiga