APARTAMENTO SÃO MAMEDE
O apartamento está localizado num edifício construído no séc. XVIII, localizado numa zona histórica da cidade de Lisboa. Apesar de manter sua a estrutura original, a fracção sofreu alterações na segunda parte do séc. XX que desencadeou numa rápida deterioração do imóvel.
O projecto procurou recuperar/reabilitar a fracção existente e dotá-la de novas exigências funcionais e espaciais para corresponder ao modo de vida dos novos proprietários. A nível espacial, a fracção apresentará uma organização tripartida. A entrada faz-se por através de um hall localizado num núcleo central interior onde encontram-se as áreas funcionais e/ou técnicas, nomeadamente lavandaria, instalações sanitárias e arrumos. Orientado para a fachada principal distribui-se a área privada, composta por 3 quartos e uma instalação sanitária. Orientado para a fachada tardoz, distribui-se a área social, nomeadamente a sala com a kitchenette associada e um espaço de biblioteca/escritório.
A proposta respeitou e conservou ao máximo a linguagem arquitectónica, decorativa e métodos construtivos originais dos elementos mais marcantes.
LOCALIZAÇÃO: Rua de São Mamede 11, LisboaCLIENTE: PrivadoÁREA: 230 m2PROJECTO: 2013OBRA: 2014-2015ARQUITECTURA: Pedro Mariguesa ArquitectosCOLABORAÇÃO: Hugo Formiga, Catarina MatosESTABILIDADE: Eng. Vasco FariasESPECIALIDADES: Espaço Energia (Eng. Rui Batista, Eng. Augusto Macedo e Eng. Filipe Mestre)EMPREITEIRO: Tosvec - Soc. de empreitadas e construções, LdaFOTOGRAFIA: FG+SG - Fotografia de Arquitectura