RUA DA SAUDADE

A proposta pretende recuperar a fracção existente, mantendo a sua composição – de tipologia T2 – mas adaptando-a às novas exigências funcionais e espaciais.
A nível interior, apresentará uma organização espacial de forma a garantir a coerência e continuidade estrutural do edifício, mantendo o acesso pela caixa de escada comum à fracção. A entrada faz-se por um corredor que faz a distribuição para a área social com a sala e “kitchenette” orientado para a fachada tardoz e para a área privada composta por dois quartos e uma instalação sanitária orientado para a fachada principal. É proposta a abertura de dois pequenos vãos entre a caixa de escada comum e a área de circulação interior, de forma a melhorar as condições de luminosidade, com dimensão a ajustar dentro da possibilidade dada pela estrutura da caixa de escadas.
A nível exterior, pretende-se uma simetria nas fachadas tardoz e frontal, de forma a criar uma relação de equilíbrio entre as duas fachadas e simplificando o desenho da cobertura. Em resultado desta alteração, propõe-se um ligeiro aumento na largura da varanda tardoz, de forma a alinhar por completo o espaço social da sala com o espaço exterior.

LOCALIZAÇÃO: Rua da Saudade 7, Lisboa, PortugalCLIENTE: PrivadoÁREA: 140 m2PROJECTO: 2014OBRA: 2015ARQUITECTURA: Pedro Mariguesa + Sofia Saraiva ArquitectosCOLABORAÇÃO: Pedro Nunes, Roberto Gomes, Gabriela Moniz, Maria Teresa AlmeidaESTABILIDADE: Eng. Vasco FariasESPECIALIDADES: About Buildings + Jetcom Engenharia + Silva Mendes EngenhariaEMPREITEIRO: Majestic Ideas, LdaFOTOGRAFIA: Ricardo Moura da Silva